Municípios do Sertão comprometem-se em apoiar Projeto de Segurança Pública do MPPE


Em 25 de maio de 2018 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) assinou na manhã desta sexta-feira (25), no auditório do Sest/Senat, Termo de Cooperação Técnica com gestores municipais de Petrolina, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó, com vistas à adesão ao Projeto ‘Cidade Pacífica’. Participaram da solenidade a vice-prefeita Luska Portela (Petrolina), e os prefeitos Gueber Cavalcanti (Orocó), Vilmar Cappellaro (Lagoa Grande), Humberto Mendes (Santa Maria da Boa Vista) e Marcílio Rodrigues (Cabrobó), além dos promotores de Justiça Érico Santos, de Petrolina; Thiago Sales, de Cabrobó e Orocó; Cintia Granja, de Lagoa Grande; e Tanúsia Santana, de Santa Maria da Boa Vista.

Com o Cidade Pacífica, os municípios podem apresentar medidas distribuídas em nove eixos temáticos: Guarda municipal pacificadora; Segurança nos estabelecimentos comerciais/bancários; Esporte pacificador/Cultura/Lazer; Mesa municipal de segurança; Proteção integrada pacificando escolas; Empresas solidárias; Transporte pacificador; Iluminação pacificadora; e Pacificando Bares e similares (operação Bar Seguro).

Segundo o Ministério, o município poderá aderir ao projeto através de convênio firmado com o MPPE, por intermédio da promotoria local, devendo obrigatoriamente implementar os cinco primeiros eixos e selecionar outros dois, de acordo com a sua realidade.

O MPPE irá realizar um acompanhamento constante das ações de segurança a partir de ciclos de monitoramento. “Vamos ter acesso ao banco de dados do Pacto Pela Vida para podermos mapear áreas com maior violência em todo o Estado. Após esse mapeamento vamos firmar um pacto e as cidades passam a ser constantemente avaliadas, compondo, assim, um índice de pacificação em nosso Estado”, disse o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da área Criminal (CAOP-Criminal), Luiz Sávio Loureiro da Silveira. Entre os dados que serão consultados estão os números de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLI) e o de Crimes Patrimoniais (CVP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Recente

Na BR 428 em Petrolina PE, Dois Homens Foram Detidos com Carga Roubada

🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸🔸 Plantão   Nesta terça-feira (07/07/2020), A Polícia Rodoviária Feder...

Postagens Mais Visitadas